quarta-feira, 24 de outubro de 2018



ALGUÉM QUE TE CONSIDERA ESPECIAL


Calmo, inteligente, comprometido com o que faz e respeitando todos nós, ele está sempre observando, orientando, ensinando e conversando com a gente. Às vezes, precisa falar bem sério conosco, mas continua sendo legal, querido e respeitado por todos nós. Você sabe de quem estamos falando? Se você pensou em nosso coordenador pedagógico, acertou. Eduardo Felipe Gomes, mais conhecido como “Tio Eduardo”, apesar de ser muito ocupado, recebeu nossa equipe de reportagem com muita satisfação e respeito.
Ele nasceu na cidade de São Paulo, é casado e pai de duas meninas, formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mas nos contou que quando era criança também queria ser advogado. Enquanto se decidia se seria professor ou advogado, ele brincava muito na rua em que morava, na cidade de São Paulo. O Tio Eduardo disse que como a rua era sem saída, era seguro e bom de se brincar ali.
      Nosso coordenador nos falou que gosta muito de ler e que o último livro que leu foi da Coleção Harry Potter. Seus passatempos favoritos são tocar violão e cantar. Perguntamos a ele o que faria diferente em sua vida. Ele respondeu que “...Consertaria algumas coisas de errado..” e que no futuro gostaria de ser lembrando como um bom profissional, um bom pai e uma pessoa legal.
No final dessa entrevista, Tio Eduardo deixou a seguinte mensagem para nós: “...Que vocês continuem sendo essas crianças lindas e inteligentes. Vocês são muito especiais para mim...”
Nós, do Gazeta Bilíngue, agradecemos a sua colaboração e participação. Também, queremos dizer que o senhor é muito especial para todos nós da Escola Francisco Suderland Bastos Mota.

Eloizy Kelly, aluna do 3º ano
Karla Thamiris, aluna do 5º ano
Profª Patrícia Barros











CONHECENDO A HISTÓRIA DE SANTOS DUMONT


No dia 18 de outubro, os alunos do 3º ao 5º anos visitaram a Mostra Santos Dumont, no Espaço Cultural UNIFOR. Apresentando a trajetória e vida do famoso e ilustre inventor brasileiro, nascido em 20 de julho de 1873, em Palmira (Minas Gerais), a coleção revela  por meio de fotos, objetos, documentos e réplicas, a genialidade e teimosia do Pai da Aviação.
Alberto Santos Dumont viveu muito tempo na França e ali teve contato com nobres, outros inventores e pensadores da época. Mas além de inventor, ele era esportista, designer e criador de tendências no mundo da moda. Antes de criar o avião, Santos Dumont inventou o relógio e o dirigível, uma espécie de balão em forma de charuto cheio de ar quente, com ele conseguiu dar uma volta completa na torre Eiffel. Nosso famoso inventor disse que seu autor favorito era Julio Verne e que seus livros inspiraram-no e  ajudaram-no a sonhar alto e nunca desistir de seus sonhos. Volta e meia, estava sempre nos jornais do país e do mundo, que noticiavam suas muitas invenções e diversas tentativas de voos. Dai o nome 14 Bis, pois ele tentou catorze vezes alçar voo. Que bom que ele não desistiu!
Que lição para nós. Assim como Santos Dumont, devemos sempre correr atrás daquilo que sonhamos, acreditamos e queremos. Nunca desista! Você também pode fazer e conquistar grandes coisas.
Ah! A Mostra Santos Dumont estará aberta ao público até 09 de dezembro deste ano e a entrada é gratuita. Convidamos você a conhecer e aprender mais sobre o pai da Aviação. Lá, você poderá também tirar fotos incríveis como as nossas. Vai lá, vai!


 Equipe Gazeta Bilíngue




























A SERENIDADE 

EM 


PESSOA 



            
   

                       Nascida na cidade de Russas, casada, mãe de quatro filhos, avó de cinco netos, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), com duas Pós-graduações em Educação Especial e vários cursos de educação continuada, Marta Batista é a nossa entrevistada do mês.
            Com mais de trinta anos de carreira, nossa querida diretora contou pra gente um pouquinho da história de sua vida. Ela diz que teve uma infância bem vivida, com muitas peraltices, brincadeiras e contato com a natureza. Fala, com carinho, da maravilhosa influência de seu pai em sua vida, pois ele era funcionário do Departamento Nacional de Obras contra a Seca(DNOCS) e vivia sempre viajando pelo interior do Ceará com a família.
                Nossa diretora estudou sempre em escolas públicas e gosta muito de ler. Seu autor favorito é Sidney Sheldon, escritor norte-americano de romances de suspense e ação. Também, gosta de assistir seriados e filmes de ação.Para ela o ponto alto de sua carreira foi a conclusão do curso  de Pedagogia. Marta ama pesquisar e fazer resenhas de livros de autores como Wallon, Vygotsky, Piaget e Gardner. Ela se encantou tanto por esses autores, que afirma levar tudo o que aprendeu com eles para sua vida pessoal e profissional.
                    Perguntamos o que ela faria diferente se pudesse viver sua vida novamente. Marta disse que estudaria mais do que já estudou até agora e que, no futuro, gostaria de ser lembrada pela sua generosidade. Nossa entrevista terminou com uma mensagem dela para vocês, queridos leitores: “Tudo o que você for fazer, faça bem feito, pois suas ações terão retorno para você mesmo. Se você for bom e generoso, você receberá isso em troca e não irá arrepender-se.”


Profª Patrícia Barros









PROTAGONISTA EM DESTAQUE  





De personalidade marcante, sincera e compromissada com o que faz, Sara Araujo é nossa entrevistada do mês. Ela é graduanda em Letras-Libras pela UFSC(Universidade Federal de Santa Catarina) e Tradutora Interprete de Libras em nossa escola.
Sara relata que encontrar o rumo de uma profissão, foi um dos momentos mais felizes de sua vida e que teve o primeiro contato com a mesma, ainda no ensino médio. Aluna dedicada aos estudos, tem preferência por disciplinas como, sociologia, geografia, espanhol, inglês e português, porém confessa que não dedicou-se, com mais afinco, à física e à quimica como deveria. Seu primeiro emprego foi na COPEDEF(Coordenadoria de Pessoas com Deficiência) e o evento mundial que marcou sua vida foi o terremoto do Haiti, em 2002, pois ela afirma que sentiu-se solidária e identificada com a população daquele país.
Ela diz que sua família é do Rio Grande do Norte e, como a maioria de nós, é de origem humilde e sempre morou na periferia da cidade de Fortaleza. Orfã de pai,  criada pela mãe e pelos avós, Sara Araujo demonstra garra e amor pelo que faz. Seu livro favorito é Percy Jackson, uma série literária de aventura e fantasia, que retrata a mitologia grega no século XXI. Mas, ela também indica para vocês: Dom Casmurro, de Machado de Assis, cuja personagem Capitú conquistou sua simpatia.
Sara finalizou esta entrevista com a seguinte mensagem para vocês, estimados leitores: “(…)tenha fé em si mesmo. Você pode ser o quiser. Acredite em si mesmo e não deixe que ninguém destrua sua autoestima.”




 


Thaffila Dielly, aluna do 5º ano 
João Victor Freitas, aluno do 4º ano
Profª Patrícia Barros