quarta-feira, 28 de novembro de 2018

DOUTORANDOS DO ABC



     
     

   No dia 15 de dezembro deste ano, estará colando grau, a turma do primeiro ano. São os alunos da professora Célia Lopes, que são os doutorandos do ABC. O orador da cerimônia será o aluno Pedro Henrique Freitas Braga. Esta cerimônia contará com a participação dos alunos do 5º ano, que apresentarão o hino nacional em Libras. Desejamos sucesso e felicidades para os doutorandos do ABC.


Analy Gonçalves, aluna do 5º ano
Fotos gentilmente cedidas pela fotógrafa Marilde Santiago




quarta-feira, 21 de novembro de 2018




Aprendendo Libras brincando


Olá, leitores do Blog do Gazeta Bilíngue.
Se você se interessa em aprender Libras vem conosco, que vamos te mostrar uma forma muito divertida de conhecer um pouco mais sobre essa língua. É um jogo da memória dos animais em Libras. E nós te aconselhamos a acessar o link abaixo, porque além desse jogo tem vários outros em Libras.




Joana Hellen, aluna do 5º ano
Ana Biatriz, aluna do 5º  ano
Luma Vitória, colaboradora do blog e aluna da EEEP Joaquim Nogueira


terça-feira, 20 de novembro de 2018

UM ATLETA PRA LÁ DE ESPECIAL

Olá galerinha.
Nós queremos falar sobre uma palestra que aconteceu no dia 5 de setembro na escola, realizada pelo Carlos Alberto Maciel, conhecido como Betão. Ele é um atleta paralímpico, especialista em natação, perito em corrida de rua, IRONMAN e Paratriathlon. Ele também é medalhista no Parapan do ano de 2016. Betão tem mais de 400 medalhas e carregou a tocha olímpica no Parapan. Ele contou que, quando ele tinha 12 anos, perdeu o braço numa máquina de colher arroz. Falou que, se não tivesse perdido o braço, ele não seria o homem que ele é hoje.
Além disso, ele conheceu vários famosos como a presidente Dilma e o príncipe Herry. E seu maior sonho era ter um filho. Após ver vários vídeos sobre esportes e paralimpíadas, Betão percebeu que poderia também ser um atleta. Ao final da palestra, apresentou a tocha olímpica, suas medalhas e algumas pelúcias das mascotes dos eventos esportivos que participou e conquistou durante sua carreira de esportista paralímpico.
Agradecemos sua contribuição, incentivo e presença em nossa escola. Betão você é um herói!


Joana Hellen, aluna do 5º ano
Ana Biatriz, aluna do 5º ano
















DANONINHO CASEIRO






Oi , gente.
Hoje estamos aqui para ensinar essa receita para vocês. O danoninho caseiro é muito fácil e prático, além disso é muito gostoso, recomendamos muito. Para preparar, basta seguir a receita abaixo. Se você for uma criança, peça ajuda para um adulto. Nós estamos no verão, então vamos fazer essa delícia refrescante para saborear com a família e os amigos.




Imagem relacionada



Ingredientes
  •       1 lata de leite condensado.
  •       200g de iogurte natural.
  •        1 pacote de suco em pó, sabor morango.



Modo de preparo

  1.  Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma consistência cremosa.
  2.   Dispense a mistura em um recipiente e leve à geladeira, até que esteja firme.



Fonte: www.tudogostoso.com.br



Ruth Ellen, aluna do 5º ano




DIA NACIONAL DO SURDO

                 

O dia nacional do surdo é comemorado no dia 26 de setembro. Nesse ano, somente os alunos do 3º ao 5º anos foram para a passeata. Primeiro, nós formos para o Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) e depois entramos no trenzinho e fomos para a Praça da Imprensa para ouvirmos uma palestra da Vanessa Vidal e de várias outras pessoas. Também, na hora da palestra, fizeram perguntas que valiam brindes, logo após houve uma apresentação de teatro sobre as barreiras da comunicação e o poema Empatia com os Surdos, apresentado pelos alunos da escola Joaquim Nogueira. Dessa forma, o objetivo da passeata do setembro azul é mostrar a luta e a conquista da comunidade surda.
Você sabe porque é comemorado no dia 26 de setembro o dia nacional do surdo? É porque foi criado a primeira escola para surdos no Rio de Janeiro e passaram a existir novas escolas para surdos. A nossa escola é uma dessas. Seu nome é Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota.

Analy Gonçalves, aluna do 5º ano
Ronald Félix, aluno do 3º ano



quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Conversando com....


Olá, pessoal.


No dia 14 de novembro, esteve em nossa escola, para celebrar conosco a inauguração de nossa biblioteca e fazer contação de histórias, a escritora Ana Maria de Carvalho. Ela nasceu na cidade de Fortaleza e já escreveu vários poemas. Ela gosta de mergulhar nas imagens. Na verdade, ela viaja dentro dos livros. Desde criança, ela gostava de ouvir e contar histórias. Ana maria nos convida a também embarcar nesse universo encantado. Ela começou a sua jornada como escritora,  com o livro Luiz, o menino sanfoneiro.  Vamos então, viajar nesse universo cheio de encantos.


Kaio Lucas Rodrigues, aluno do 5 ano
Luiz Henrique Gomes, aluno do 3º ano